"Uma grande escola exigirá tempo. Tempo de encontro, de encanto, de canto, de poesia, de arte, de fazer, de discussão, de gratuidade, de ética e de estética, de bem estar e de bem querer e de beleza. Porque escola grande se faz com grandes cabeças (é certo!), mas também com grandes corações, com muitos braços, que se estendem em abraços que animam caminhadas para grandes horizontes." Redin

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Gincana Folclórica 2013

Na quinta-feira, 29/08, foi realizada uma animada Gincana do Projeto Folclore organizada pelas bibliotecárias, eventuais, especialistas e direção com a participação dos alunos e professores em duas equipes - Saci (vermelha) e Iara (azul), nos turnos matutino e vespertino.
Não faltou empolgação nas provas disputadas. Parabéns as duas Equipes!!! Lembrando que o importante é participar!!!

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

22 de Agosto - Dia do Supervisor Educacional

Abraço carinhoso as nossas Supervisoras: Elenici e Janete.

Mão amiga do Professor e Diretor, abraço acolhedor para o aluno, elo entre todos.


terça-feira, 20 de agosto de 2013

Viva o Folclore!

Viva nosso interior onde a viola caipira canta!
Viva nossas matas com seus sacis, curupiras, mulas-sem-cabeças, boitatás, lobisomens!
Viva nossas brincadeiras de roda, nossos piões, pipas, bolas de gude, amarelinhas!
Viva nossas festas típicas, nossas quadrilhas, carimbós, maracatus!
Viva nosso artesanato, rendas, carrancas, potes de barro, colares!
Viva nossas lendas, crendices, simpatias, histórias!
Viva nosso povo e sua cultura!
Viva o Folclore brasileiro!!!
Prestigiem nossa Exposição de trabalhos folclóricos, dia 30/08/13.

22 de Agosto - Dia do Folclore


Folclore Nacional: riqueza e diversificação
O Folclore Nacional é muito rico e diversificado. Em cada região do Brasil podemos encontrar diversos contos, lendas e personagens que estão estritamente relacionados com a cultura popular, principalmente, das áreas mais interioranas. Esse folclore é fruto, principalmente, da cultura oral e foi passando de geração para geração com o passar dos anos.
Folclore do Nordeste
Muito rico e diversificado, o folclore nordestino é um dos mais importantes aspectos culturais da região. Nos contos e lendas, são transmitidos valores, crenças, comportamentos e elementos imaginários do povo nordestino. Cirandas: este tipo de dança folclórica cantada é muito comum no Nordeste, principalmente em Pernambuco. Nestas cirandas participam crianças e também adultos.
Bumba-meu-boi: surgiu no Nordeste e espalhou-se para a região norte do país. Com muita música, dança e brincadeira, é um dos mais representativos espetáculos do folclore nordestino. O evento gira em torno de uma carcaça de boi decorada, conduzida por um homem, que faz coreografias que são seguidas pelos outros participantes.
Não podemos deixar de destacar também a importância do frevo e do maracatu.
Folclore do Sudeste
Na região Sudeste, podemos destacar várias lendas e contos folclóricos. Estes contos estão ligados à cultura da região e servem como elementos de entretenimento ou de divulgação da sabedoria popular. As lendas que mais se destacam na região são: Saci-pererê, curupira, boitatá e mãe-de-ouro. Com relação às danças folclóricas do Sudeste, podemos destacar: Batuque, Catira (Cateretê), Cana-verde, Caxambu, Jongo, Quadrilha e Fandango.
Folclore do Sul
O folclore da região possui possuí uma interessante miscigenação de elementos culturais indígenas, africanos e europeus (principalmente portugueses, alemães e italianos). As danças são muito importantes no folclore da região. Podemos citar como exemplos de danças folclóricas do sul do país: chula, baião, congada, cateretê, pau de fitas, marujada, chimarrita e jardineira. Já com relação as lendas folclóricas, são mais comuns na região: boitatá, lenda do Sapé, Negrinho do Pastoreio, Tiaracajú, Saci-Pererê e Curupira.
Folclore do Norte
Muito marcado pela influência indígena. Muitos contos e lendas surgiram da imaginação e sabedoria dos povos indígenas da região. São típicas da região as seguintes lendas: Boto Cor-de-Rosa, Iara, Vitória-Régia, lenda da Mandioca e Uirapuru.
As festas e danças típicas do norte são: Carimbó, Ciranda, Boi-Bumbá e Marujada.
Folclore do Centro-Oeste
As lendas mais comuns na região Centro-Oeste do Brasil são: Ramãozinho, Saci-pererê, Lobisomem e Pé-de-garra. Com relação às festas tradicionais, podemos destacar: carvalhada, festas juninas e touradas. As dança folclóricas são: congada, folia de reis, tapiocas, cururu e tambor.  




terça-feira, 13 de agosto de 2013

domingo, 11 de agosto de 2013

Parabéns aos nossos Estudantes!

Queridos Alunos,
 
Vocês são a razão da existência de nossa Escola e o nosso orgulho!
 

 

FELIZ DIA DOS PAIS!!!

 
Abraço carinhoso a todos os Papais da EE Prof. João Mestre


quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Dia "D" - Toda a comunidade participando

Prezados  Pais ou Responsáveis,
Vocês são nossos convidados especiais para o Dia “D” de nossa escola: “Toda a comunidade participando”. A participação e envolvimento de todos contribuirão imensamente para o sucesso e a garantia de uma educação de excelência nessa escola.
Minas Gerais, hoje, já é referência na área de educação. E, a cada evento em que podemos contar com a presença de todos vocês, mais concretizamos nossos ideais de educação, garantindo a aprendizagem de nossos alunos. Agradecemos o apoio e esperamos vocês no Dia “D”, em 10/08/2013, no horário de 8h30.
Vocês são nossos parceiros na busca de uma educação de qualidade! Precisamos de vocês e contamos com sua presença. Neste dia também entregaremos os boletins dos alunos do 2º bimestre.
Atenciosamente,
Diretora Elenara e Equipe da E.E. Professor João Mestre